CHARLES VEGA PARUCKER
(Pensamentos Místicos)

 

Charles Vega Parucker

 

 

PROPÓSITO DA ORDEM ROSACRUZ AMORC

 

 

A Ordem Rosacruz - AMORC, existindo em todos os países civilizados, é constituída por um grupo fraternal, não-sectário, de homens e mulheres devotados à investigação, ao estudo e à aplicação prática das Leis Naturais e Espirituais. O propósito da Ordem Rosacruz é capacitar a todos o viver em harmonia com as Leis e Forças Cósmicas criativas e construtivas para que sejam alcançadas saúde, felicidade e paz. A AMORC não vende seus ensinamentos; oferece-os gratuitamente a seus membros ativos juntamente com diversos outros benefícios.

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

INTRODUÇÃO

 

 

 Grande Loja do Brasil - GLB foi oficialmente constituída em 9 de Maio de 1956, com sede no Centro da Cidade do Rio de Janeiro. No Primeiro Estatuto, no seu Artigo Primeiro, estava contemplado: A Grande Loja do Brasil é uma fraternidade não-sectária de homens e de mulheres devotados à investigação, ao estudo e à aplicação prática das leis naturais e espirituais. A finalidade da Grande Loja do Brasil é capacitar a todos a viver em harmonia com as forças criativas e construtivas do Cosmos, para adquirir saúde, felicidade e paz. Depois de mais de três décadas como membro da AMORC posso afirmar com segurança que esse pequeno resumo do que seja a Antiga e Mística Ordem Rosæ Crucis - AMORC é mesmo muito resumido. A AMORC é muito mais do que isso, e os membros antigos da Organização sabem exatamente o que estou querendo dizer.

Durante vários anos, a GLB foi a única Grande Loja no Hemisfério Sul. Depois de ter ocupado dois locais alugados no Rio de Janeiro, em 11 de Maio de 1960, a GLB foi transferida para a Cidade de Curitiba, sendo inaugurada em Agosto de 1961 com a presença do Imperator Ralph Maxwell Lewis (1904-1987) - SAR Validivar. Desde a sua fundação, em 1956, foram oficialmente Grandes Mestres da GLB:

* Até 1966: Frater Rodman Claysson, também Grande Mestre das Línguas Inglesa e Espanhola. A Sede funcionava em San Jose, California, EUA.

* De 8 de Setembro de 1966 a 31 de Janeiro de 1982: Soror Maria Aparecida de Moura.

* De 29 de Outubro de 1982 até a conclusão deste livro digital: Frater Charles Vega Parucker. O Frater Charles ainda atuou como Diretor da Grande Loja da Jurisdição de Língua Portuguesa de abril de 1977 a dezembro de 1990 na função de Diretor Tesoureiro.

Em 17 de Novembro de 1990, na Cidade de Curitiba, Paraná, Brasil, durante o transcurso da Assembléia Anual da Diretoria da AMORC, a GLB mudou seu nome para ANTIGA E MÍSTICA ORDEM ROSÆ CRUCIS - AMORC, GRANDE LOJA DA JURISDIÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA, passando a adotar a sigla AMORC-GLP.

 

Instalação do Frater Charles como Grande Mestre
da Grande Loja do Brasil pelo Frater Arthur
C. Piepenbrink, Supremo Secretário da AMORC,
em 29 de Outubro de 1982, por ocasião
da IX Convenção Nacional Rosacruz,
em Curitiba, Paraná, Brasil.

 

Charles Vega Parucker nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais, em 17 de Setembro de 1936. É formado em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia da Universidade Federal do Paraná. Afiliou-se à AMORC em maio de 1960, e, além das funções já descritas, desempenhou seqüencialmente, entre outras, as seguintes:

* Cantor do Capítulo Rosacruz Curitiba, AMORC - 1962/1963;

* Mestre da Loja Rosacruz Curitiba, AMORC - 1965/1966;

* Mestre do Capítulo Rosacruz Osasco, AMORC - 1970/1971;

* Presidente da Convenção Mundial Rosacruz, AMORC - 1975;

* Grande Conselheiro da Região dos Estados de São Paulo e Mato Grosso, AMORC - 1972 a 1978;

* Grande Mestre da Grande Loja da Jurisdição de Língua Hispana, AMORC - 1992 a 1995;

* Diretor-Presidente da Grande Loja da Jurisdição de Língua Hispana, AMORC - no cargo; e

* Diretor Vice-Presidente da Suprema Grande Loja, desde abril de 1990.

O Grande Mestre Charles Vega Parucker, ao substituir Maria A. Moura no comando da AMORC no Brasil e para os países de língua portuguesa, além de dar prosseguimento ao monumental trabalho de Soror Maria (que conheci pessoalmente), promoveu e concretizou uma das mais importantes obras do Rosacrucianismo no Brasil e pela qual será sempre lembrado por todos os Rosacruzes: a Morada do Silêncio, em Chaminé da Serra, no Paraná, local místico onde se propicia aos membros ativos da AMORC a oportunidade de usufruírem de períodos de recolhimento semelhantes ao da vida monástica. Foi estabelecida na Morada do Silêncio uma estrutura administrativa que permite, inclusive, que Rosacruzes no momento sem condições de ali ficarem às próprias expensas, as tenham custeadas pela Ordem.

 

A Chaminé e a Morada
Chaminé
Morada do Silêncio

 

Um fato auspicioso: a Ordem Rosacruz AMORC começou a se organizar em 2005 para iniciar, em Curitiba, as obras das Faculdades Rosacruzes, que, em médio prazo, constituirão a Universidade Rosacruz (acadêmica), com características próprias e diferenciadas. A área, com 49.000 m2, distante cerca de 2 km da sede da Grande Loja (Jardim Bacacheri), já foi adquirida (e está totalmente paga). O projeto arquitetônico vem sendo desenvolvido pela empresa NBC, de Cascavel. A intenção, de acordo com o Grande Mestre Charles Vega Parucker, é começar as atividades com cerca de 500 alunos nos cursos de Administração Geral, Administração em Comércio Exterior, Economia, Informática, Filosofia e Psicologia. Futuramente, o complexo poderá comportar até 6 mil alunos com novos cursos (ou faculdades) para obtenção de reconhecimento do MEC, como Universidade. A Maquete foi exposta na Grande Loja durante a realização da XX Convenção Nacional Rosacruz, em fevereiro de 2005.

Charles Vega Parucker é ainda Grande Mestre da Tradicional Ordem Martinista (TOM) da qual o Soberano Grande Mestre é o Irmão Cristian Bernard. Na Convenção Nacional da AMORC realizada em Curitiba em 1978 recebeu o título de Cavaleiro Rosacruz.

Finalmente, relatarei um duplo episódio: um sério, o outro cômico, mas igualmente sério (mas que, geralmente, só acontece com Rosacruzes como eu). Para minha satisfação, mantive contato com o Frater Charles duas vezes, as duas em 2005. A primeira, por telefone (por quase trinta minutos); e a segunda, pessoalmente, algum tempo depois, em uma Convenção Regional, em Niterói, no Estado do Rio de Janeiro. Curiosamente este segundo encontro se deu em um banheiro! Eu precisei utilizar o banheiro do local onde estava sendo realizada a Convenção e lá encontrei o Frater Charles com alguns Oficiais da AMORC aguardando para darem início ao Ritual, que seria realizado poucos minutos depois naquele mesmo andar. Não dentro do banheiro, claro! Eu entrei no banheiro, me apresentei ao Grande Mestre e perguntei se poderia utilizar o toalete. Ele me olhou e me reconheceu, pois havíamos conversado por telefone há poucas semanas. E, com o bom humor característico dos Rosacruzes me disse: — Pode, mas só se for rápido. Eu, percebendo a brincadeira, disse que seria bem rápido, pois era tão-somente xixi (o tão-somente eu acrescentei agora). Ele sorriu e emendou: — Há Rosacruzes que vêm às convenções só para irem ao banheiro. Quando saí do toalete comentei: — Eu não disse que ia ser rápido! Prometi e cumpri! O Grande Mestre ficou me olhando e sorrindo. Acho que comentei mais alguma coisa, mas como não gosto de ser inoportuno me despedi de todos que ali estavam e tratei de sair logo do recinto para aguardar o início da Convocação Ritualística – que seria oficiada pelo Grande Mestre. Não voltei mais a falar com o nosso Grande Mestre. Espero que esteja bem de saúde e que o Cósmico continue a abençoar e a iluminar o seu trabalho. São os meus votos neste final de 2005. Para ele e extensivamente a todos os Oficiais e funcionários da Grande Loja – AMORC-GLP.

Só falta acrescentar, para concluir esta introdução, que fiz algumas (poucas) edições nos excertos do pensamento do Frater Charles para acomodá-los a este tipo de trabalho, inclusive porque garimpei alguns fragmentos em depoimentos que estão disponíveis na Web. Se, por acaso, cometi algum equívoco, peço para ser avisado para poder proceder às eventuais e necessárias correções. Contudo, como sempre advirto e informo quando preparo ensaios como este, não alterei uma vírgula em suas reflexões. Isso não teria mesmo qualquer cabimento. Fiz, contudo, alguns pequenos acréscimos explicativos que se encontram entre colchetes. Também creio ser oportuno alertar que as animações incluídas didaticamente no texto são de minha única responsabilidade e representam meu entendimento do pensamento do Grande Mestre. Coisa de professor! E, por último, coração agradecido, louvo o trabalho gigantesco e meritório que o Frater Charles vem desenvolvendo à frente da AMORC no Brasil. Às vezes me arrepio quando penso que sou um Rosa+Cruz e que, tal qual uma formiguinha, estou dando a minha muito modesta colaboração para uma compreensão mais concertada do Misticismo e do próprio propósito da vida, obviamente segundo a minha ótica do que seja o Misticismo e do que seja a própria vida! Logo, aproveito esta oportunidade para mais uma vez frisar: os trabalhos disponibilizados no Website Pax Profundis (que está sob a minha responsabilidade e que não é comercial sob nenhum aspecto e jamais será) são também de minha única e inteira responsabilidade, não cabendo à AMORC quaisquer gravames ou ônus pelas considerações que disponibilizo para reflexão. Enfim, espero um dia poder rever o Grande Mestre, mas que, preferentemente, não seja em um banheiro! Mas se tiver que ser, que seja. Afinal, eu não tenho nada contra banheiros. Muito pelo contrário.

 

 

PENSAMENTOS MÍSTICOS
(Frater Charles Vega Parucker)

 

 

O Imperator Christian Bernard (à esquerda) e o
Grande Mestre Charles Vega Parucker
(à direita)

 

 

  Nossa Ordem [a AMORC] é uma organização de Luz que veio ao mundo para ampliá-la ainda mais.

  Que a história cresça revelando-nos o que fomos e o que somos, para que o futuro seja de mais realizações. Assim, seremos dignos de sustentar no coração o símbolo dos Rosacruzes e a Egrégora Rosacruz se tornará mais poderosa.

  Os Rosacruzes buscam sua própria elevação pessoal na escala de consciência, trabalhando pela implantação da fraternidade de homens e mulheres na senda da Luz, da Vida e do Amor, através do trabalho Rosacruz, do profundo serviço à Humanidade, no propósito de estabelecer os padrões de uma vida superior para todas as personalidades do nosso Planeta.

  O conhecimento místico – cujas bases estão se revelando em nossos tempos aos buscadores sinceros das fraternidades autênticas como a AMORC – será a grande força estimuladora e motivadora da vida e do trabalho da nova sociedade, ampliando a Luz no Mundo e atuando como o guia permanente para se viver com sabedoria — na Paz e na Harmonia da Consciência Crística.

 

O Grande Mestre Charles (ao centro)
em reunião com oficiais da Loja Luz
de Luanda - Angola, em uma
Convenção da AMORC em Lisboa.

 

  Que as bênçãos dos Mestres Cósmicos iluminem os abnegados servidores da Humanidade para que conduzam os destinos da AMORC com Compreensão e Tolerância na maior Sabedoria das Leis Universais.

  O místico autêntico abre sua mente para o exterior, procura apreender o Universo e expressar mais profundamente o seu Eu Interior em harmonia.

  O conhecimento místico amplia novos horizontes em Luz, Vida e Amor.

 

  A história se constrói, dia a dia, pelo nosso trabalho, pelo nosso esforço e pela nossa confiança nos sublimes ideais da Ordem Rosacruz.

  A AMORC nos dias de hoje tem uma atuação maior do que na época do seu surgimento, que remonta às escolas de mistérios do antigo Egito, portanto, muito antes do século XVII, na Europa, como pensam alguns. Em outros tempos, religiões ou mesmo pessoas eram tidas como detentoras exclusivas do conhecimento, não permitindo a livre expressão e a busca pessoal pela Verdade que os Rosacruzes perseguem. Esclarecendo que o ideal Rosacruz é imutável e que a estrutura e a forma de ensinar foram sendo adaptadas à evolução das mentes e das consciências. O que antigamente era transmitido só oralmente, hoje é enviado ao endereço pessoal de cada membro através de ensinamentos regulares.

  Para pertencer ou ingressar na Ordem Rosacruz não é necessário qualquer iniciação prévia. Porém, sendo a Ordem Rosacruz uma organização de caráter místico e iniciático, as iniciações são feitas gradativamente, conforme o avanço do estudante.

  Qualquer pessoa pode participar da AMORC independentemente de sexo, religião, etnia, profissão, classe social ou grau de cultura.

  Do ponto de vista Rosacruz, o que importa – acima de tudo – é o despertar das virtudes próprias como a humildade, a generosidade, a tolerância, a auto-estima e outras.

  Na Ordem Rosacruz existem pessoas pertencentes às mais variadas religiões como cristãos, judeus, budistas etc. Nossa Ordem, por ser eclética, demonstra tolerância para com todos os credos, bem como não impõe dogmas, dando a cada Rosacruz absoluta liberdade quanto aos ensinamentos que lhe são apresentados. Salientamos que, através dos estudos da Ordem, as pessoas conseguem compreender melhor o sentido profundo das doutrinas religiosas, e algumas até acabam voltando a praticar a religião que haviam abandonado antes de entrar para a Ordem Rosacruz.

  O Misticismo Rosacruz consiste no estudo das leis divinas e sua aplicação na vida cotidiana. Um dos aspectos, ou características, do autêntico Místico Rosacruz é o de ele viver inserido na sociedade, em contato com o Mundo, comportando-se como um ser humano digno desse nome, que cultiva o amor ao próximo e age segundo os mais elevados ideais.

  A Ordem Rosacruz e a Maçonaria são organizações totalmente independentes uma da outra, e desenvolvem suas atividades separadamente. Por outro lado, não há qualquer incompatibilidade entre ambas; existem Rosacruzes que são Maçons e vice-versa.

  A Catedral da Alma [Sanctum Celestial] foi uma definição dada pelo primeiro Presidente da Ordem Rosacruz, o Imperator Harvey Spencer Lewis [SAR Alden], para simbolizar um lugar ideal em que a consciência poderia penetrar em seus momentos de elevação espiritual. Cada um pode idealizar o seu lugar que lhe dê paz, para que, em seus momentos de quietude, possa encontrar a serenidade para entrar em contato com seu Eu Interior. [A animação abaixo é meramente pictorial.].

 

  A Ordem Rosacruz considera que ninguém e nenhuma organização religiosa ou mística são detentores absolutos da Verdade. Por isso os membros são considerados [e se consideram] eternos buscadores da Verdade.

  Com relação aos ensinamentos fornecidos pelas diferentes religiões – considerando o interesse de cada pela espiritualidade – os Rosacruzes nutrem profundo respeito pelos livros sagrados, quer seja a Bíblia, o Alcorão, o Baghâvad Gita, os Upanishads ou qualquer outro. Muitos membros fazem dessas obras uma fonte de estudo pessoal, o que é um conhecimento muito enriquecedor.

  Consideramos a expressão Nova Era mais como um modismo do que uma corrente de pensamento propriamente dita. Muitos movimentos, inclusive, surgiram para fazer do esoterismo uma fonte de lucros. Reconhecemos o valor de algumas terapias alternativas – como também das religiões ligadas à Natureza – que oferecem um trabalho eficiente, sobretudo aos dependentes químicos e/ou às pessoas marginalizadas.

  A Ordem Rosacruz não tem uma posição oficial sobre a questão dos extraterrestres, uma vez que o tema não faz parte de seus ensinamentos até o momento. Estamos convencidos de que, além do planeta Terra, existem outras humanidades que povoam o Universo, tanto mais como menos evoluídas do que a nossa civilização terrena. Apesar do tema ter sido amplamente explorado pela ficção, trata-se de um grande enigma, inclusive para os pesquisadores. Apesar do fato de não termos ainda uma confirmação efetiva da existência de extraterrestres e de OVNIs, acreditamos que nem todos os numerosos relatos de OVNIs sejam falsos ou fantasiosos, apesar da grande especulação existente sobre o assunto.

  Nós Rosacruzes, trabalhamos pela paz e pelo crescimento do indivíduo.

  Nada impedirá que nações sejam lançadas umas contra as outras se não se despertar o senso de humanismo entre os povos.

  Somos seres constituídos da mesma Essência de Deus. Temos, portanto, todas as possibilidades de desenvolver o nível de nossa consciência e despertar o Eu Interior para comungar o conhecimento único da Consciência Universal. Pela extensividade desta mesma Essência, somos todos partes do Todo, ligados, conseqüentemente, a todos os seres, e, assim, comungando com suas dores, suas alegrias e seus sentimentos.

  Somos seres duais completos pela interação de um corpo físico e de um corpo psíquico.

 

  Somos seres emotivos, e através de nossas emoções registramos experiências evolutivas que impregnam, de maneira indelével, registros em nossas Personalidades-Alma.

  Vivemos en um esquema cármico pessoal e coletivo que exige que tenhamos adquirido a compreensão dos nossos erros e das nossas falhas para evoluir. E com o livre-arbítrio de que somos dotados, podemos escolher o caminho que nos aparente ser mais vantajoso para nossa ascensão.

  O Rosacruz deve ser um ponto de interrogação permanente investigando a origem e a causa de tudo, o porquê das coisas no mundo material da ciência e nos campos psíquicos e parapsíquicos, e analisando, em síntese, a inter-relação profunda do Homem com seu Criador, no esquema Cósmico. Saber por que e como os fenômenos ocorrem, conhecendo as leis de suas manifestações, é a única forma de mantermos a mente aberta ao conhecimento da Verdade. [Grifos meus].

  A harmonia do Ser provêm do equilíbrio das energias intrínsecas do corpo físico do corpo psíquico.

  A origem da maioria das desarmonias e o conseqüente estado de doença são [normalmente] provenientes do corpo psíquico.

  O maior inimigo que o estudante de misticismo possui é o seu EGO. Para poder derrotá-lo é preciso conhecê-lo. [Mas para conhecê-lo é necessário querer conhecê-lo. Entretanto, CONHECER é apenas a primeira ponta de um triângulo que se completa com o TRABALHO e o MÉRITO, não necessariamente nessa ordem.].

 

O Ego

  O Eu Psíquico é a expressão da Alma de Deus em nosso SER.

  O dito popular "tirar-se vantagem de tudo" é próprio das personalidades que ainda necessitam de refinamento até compreenderem a sua integração com todos os demais seres.

  O despertar progressivo pelas experiências e a busca de conceitos evolutivos reduzem o egoísmo permitindo o aprendizado [do significado] da dedicação e do serviço.

  Saber [aprender a] ouvir é também uma das formas mais significativas para educarmos o nosso EGO.

  Posições radicais e rígidas nunca revelaram qualquer benefício para melhorar a evolução do indivíduo como tal [nem de uma comunidade].

  Uma fraternidade, para subsistir, precisará estar estruturada nos conceitos de tolerância e compreensão entre seus participantes. Mas, é óbvio que ser tolerante e compreensivo para com as pessoas, em geral, não implica relaxarmos a disciplina na fraternidade, pois esta é um dos pilares de sua sustentação. De qualquer forma, tolerância e compreensão dependem exclusivamente de nós próprios, e todo esforço dirigido nessa direção trará resultados efetivos.

  Ser tolerante implica desenvolvermos o sentido de ouvirmos, de estarmos abertos e receptivos aos problemas que todos têm, de evitarmos pré-concepções e julgamentos antecipados, pois estes estabelecem verdades sobre as pessoas que se tornam difíceis de serem modificadas mais tarde.

 

 

  Para existir Paz no mundo é necessário que cada um esteja em paz consigo mesmo.

   A Alma do homem é imortal e o desenvolvimento de sua Personalidade é infinito em sabedoria e esplendor.

  A Essência de Deus, que dá vida a todo Ser Humano, infunde-se em nós e em todo o Universo que nos cerca.

  Cada Homem possui o Livre Arbítrio para tornar sua vida aqui um sucesso ou um fracasso, irradiando a Glória de Deus ou as trevas da ignorância.

  A violência psicológica que hoje se impõe a tantas criaturas, como se pudesse ser parte de sua evolução, é tão inútil como os flagelos físicos do passado em busca de uma evolução espiritual erroneamente concebida.

  O Mestre está em nós e é este o Mestre que esperamos que se manifeste.

  O verdadeiro Avatar está em nós. Procuremos ouvir suas instruções; elas trarão sabedoria à nossa vida.

  O importante, discípulos, 'é manterdes a persistência em vossa busca'.

  Assim como o sorriso revitaliza o ambiente para aquele que sorri, também o faz para os que estão à sua volta...

  O homem místico é, antes de tudo, um estudioso, pois se mantém atento a todo conhecimento que advém das experiências que desfruta em sua vida.

  Devemos buscar o equilíbrio em tudo e viver retamente participando com nossa presença total.

  O medo que temos do desconhecido, ou o receio de enfrentar novas soluções, muitas vezes nos limitam em decisões mais ousadas. Para tomarmos uma decisão favorável, no momento presente, é preciso que estejamos familiarizados com os aspectos pró e contra de cada alternativa que temos como opção.

 

 

  O desequilíbrio entre nossa parte física e a nossa parte psíquica provoca um estado doentio que nem sempre se manifesta de imediato, e, às vezes, leva anos para se expressar.

  A alma é e sempre foi considerada como a essência, o princípio animador ou a causa atuante da vida.

  A alma só pode ser eterna se for constituída da mesma essência da Alma Universal do Cósmico – da Alma de Deus.

  A desarmonia do ser provoca os estados doentios, a apatia, o desânimo etc., além de dar origem à maioria das doenças mais sérias conhecidas.

  O Ego não gosta de reconhecer nossos erros e falhas. Julgamo-nos perfeitos como se fôramos a pessoa mais importante do Universo. A vaidade, a pretensão, a ambição, a busca da glória e a busca do poder são manifestações do Ego de cada um. É por isso que ele precisa ser continuamente lapidado.

 

 

  O 'Princípio da Vida' é a ação da Mente Universal nos seres vivos que, através do subconsciente, mantém nossa sintonia cósmica.

  A liderança deve ser exercida COM os outros e não SOBRE os outros, isto é, sempre em cooperação.

  Toda verdade está em nós, ou seja: assim como estivermos preparados para compreender a Luz, assim Ela se nos manifestará.

  A mente humana é uma força com poderes de criação, de distribuição e de mudança das posições das coisas, de acordo com idéias ou sugestões recebidas. Assim, nossa vida é a auto-exteriorização do conteúdo infinito – a expressão cósmica da Essência Divina em nosso ser.

  A Pedra Filosofal está em nosso interior, pois toda a Verdade só existe dentro de nós.

 A melhor caridade que podemos praticar é a de nos aproximarmos dos nossos semelhantes, interessarmo-nos por suas vidas e ouvi-los em toda plenitude. Ainda, isto constitui a melhor forma de propagarmos a paz entre os homens.

  Para que haja Paz no mundo em que vivemos, antes será necessário que a Paz esteja em nosso coração. Saudemos mentalmente todos os nossos semelhantes com votos de Paz Profunda.

Muitos historiadores e até autores contemporâneos classificam a Ordem Rosacruz como uma sociedade secreta, porém, ela não se considera como tal. Se fosse realmente secreta, seria ocultada, a fim de que o público não soubesse da sua existência. Pelo contrário, a Ordem promove a si mesma através de palestras e vasto material de divulgação. Assim, dizemos que ela não é secreta, mas sim, discreta.

O estudo dos poderes psíquicos faz parte dos ensinamentos da Ordem, como por exemplo a telepatia, telecinesia, radiestesia, clarividência, projeção psíquica etc. O desenvolvimento desses poderes, porém, não são considerados como critério para a evolução espiritual, sendo atribuída a eles uma importância secundária. Do ponto de vista Rosacruz, o que importa, acima de tudo, é o despertar das virtudes próprias como a humildade, a generosidade, a tolerância, a auto-estima e outras.

Na Ordem Rosacruz existem pessoas pertencentes às mais variadas religiões como cristãos, judeus, budistas etc. Por ser eclética, demonstra tolerância para com todos os credos, bem como não impõe dogmas, dando a cada rosacruz absoluta liberdade quanto aos ensinamentos que lhe são apresentados. Salientamos que, através dos estudos da Ordem, a pessoa consegue compreender melhor o sentido profundo das doutrinas religiosas, e algumas pessoas até acabam voltando a praticar a religião que haviam abandonado antes de entrar para a Ordem Rosacruz.

Para auxiliar a despertar o potencial interior do ser humano, a Ordem Rosacruz oferece um estudo metódico e gradativo que favorece o amadurecimento harmonioso de todos os planos do ser. A vivência das orientações recebidas, a fidelidade aos ensinamentos, a dedicação e perseverança na busca do ideal direcionado para o Bem, tudo isso faz um somatório que resulta na melhoria da vida pessoal, no alcance do chamado "Domínio da Vida".

O misticismo rosacruz consiste no estudo das leis divinas e sua aplicação na vida cotidiana. Um dos aspectos ou característica do autêntico místico rosacruz é de ele viver inserido na sociedade, em contato com o mundo, comportando-se como um ser humano digno desse nome, que cultiva o amor ao próximo e age segundo os mais elevados ideais.

Não existe qualquer relação entre a Ordem Rosacruz e a Maçonaria. As organizações são totalmente independentes uma da outra e desenvolvem suas atividades separadamente. Como não existe qualquer incompatibilidade entre ambas; existem rosacruzes maçons e vice-versa.

Catedral da Alma foi uma definição dada pelo primeiro presidente da Ordem Rosacruz, H. Spencer Lewis, para simbolizar um lugar ideal em que a consciência poderia penetrar em seus momentos de elevação espiritual. Cada um pode idealizar o seu lugar que lhe dê paz para, em seus momentos de quietude, encontrar a serenidade em contato com seu Eu interior.

A Ordem Rosacruz considera que ninguém, nenhuma organização religiosa ou mística, é detentora absoluta da verdade. Por isso, os membros são considerados os eternos buscadores da Verdade.

Consideramos a expressão Nova Era mais como um modismo do que uma corrente de pensamento propriamente dita. Muitos movimentos, inclusive, surgiram para fazer do esoterismo uma fonte de lucros. Reconhecemos, entretanto, o valor de algumas terapias alternativas, como também das religiões ligadas à natureza que oferecem um trabalho eficiente, sobretudo aos dependentes químicos e/ou pessoas marginalizadas.

A Ordem Rosacruz não tem uma posição oficial sobre a questão dos extraterrestres, uma vez que o tema não faz parte de seus ensinamentos até o momento. Estamos convencidos de que, além do planeta Terra, existem outras humanidades que povoam o Universo, tanto mais como menos evoluídas do que a nossa civilização terrena. Apesar de o tema ter sido amplamente explorado pela ficção, trata-se de um grande enigma, inclusive para os pesquisadores. Apesar do fato de não termos ainda uma confirmação efetiva da existência de extraterrestres e de OVNIs, acreditamos que nem todos os numerosos relatos de OVNIs sejam falsos ou fantasiosos, apesar da grande especulação sobre o assunto.

Trabalhamos pela paz e pelo crescimento do indivíduo.

Os alquimistas cumpriram um papel extraordinário na história da Ordem Rosacruz. Seu verdadeiro propósito não era, como muitos pensam, a mera transmutação do chumbo em ouro, mas, sim, a transmutação do chumbo das imperfeições humanas no ouro da sabedoria. Tratava-se de um processo simbólico e iniciático interior e não exterior. Alguns dos renomados alquimistas Rosacruzes, em épocas diferentes, foram Albertus Magnus, Roger Bacon, Paracelso, Cagliostro, Nicholas Flamel e Robert Fludd.

A aplicação constante da teoria e dos exercícios que são apresentados aos Estudantes Rosacruzes permite a obtenção gradual do que a AMORC chama Domínio da Vida. Trata-se da possibilidade de o homem comandar seu destino e moldar o seu futuro conforme os seus desejos.

A Iluminação, portanto, nunca foi privilégio de poucos escolhidos, mas, sim, um patrimônio de todos os homens.

Dentro da Ordem Rosacruz, o ser humano é visto como alguém que permanece em constante aprendizado. Isto é simbolizado por um ponto de interrogação ambulante, uma busca incessante pelo conhecimento e pela verdade.

O lema da AMORC é: A mais ampla liberdade na mais irrestrita independência.

A Ordem estimula o despertar da consciência do Rosacruz, sempre enaltecendo os valores humanos. O objetivo principal da AMORC é desenvolver o autoconhecimento e colocá-lo a serviço da Humanidade.




 

 

 

Bibliografia:

AMORC. Rosicrucian documents. 2ª ed. Califórnia: Supreme Grand Lodge of AMORC, Inc. 1978.

ANTIGA E MISTICA ORDEM ROSÆ CRUCIS (Paraná). A história da AMORC na jurisdição de língua portuguesa. AMORC-GLP, Curitiba, Paraná, 2000.

ENCONTRO ROSACRUZ DE PAIS E FILHOS (Vol. 3). 1ª edição. Curitiba: AMORC, 2001.

O ROSACRUZ. Curitiba: AMORC, v. 25, nº 2, dez. 1982.

PARUCKER, Charles Vega. Momentos de reflexão. 2ª edição. Curitiba: Ordem Rosacruz - AMORC, 1988.

_______. Haja paz no mundo. O Rosacruz. Curitiba, nº 246, p. 54-58, 4º trimestre, 2003.

 

Websites Consultados:

http://rosacruzes.blogspot.com/
2007/09/ordem-rosacruz-amorc-glp.html

http://www.amorc.org.br/dominio2006.pdf

http://ippb.org.br/modules.php?op=
modload&name=News&file=article&sid=2679

http://www.amorc.org

http://www.ippb.org.br/modules.php?op=
modload&name=News&file=article&sid=2679

http://www.ojornal-al.com.br/06032003/cidade03.asp

http://www.constelacaofeminina.com/Amorc/
AMORC-UMTESOUROAMAO.htm

http://www.constelacaofeminina.com/Amorc/
AMORC-COMODERROTAROMAIORINIMIGO.htm

http://svmmvmbonvm.org

 

Música de fundo:
Dona Nobis Pacem

Fonte:
http://www.sonomachoral.org/
cs/public/view/choir/1?x-t=files.view