Este texto tem a finalidade de apresentar para reflexão alguns pensamentos (eventualmente, didática e ligeiramente editados) do poeta grego Homero, autor dos poemas épicos Ilíada e Odisséia.
Breve Biografia
Homero
Homero – em grego:; transliteração: Hómeros – (928 a.C. – 898 a.C.) foi um poeta épico da Grécia Antiga, ao qual tradicionalmente se atribui a autoria dos poemas épicos Ilíada e Odisséia.
Os gregos antigos, geralmente, acreditavam que Homero era um indivíduo histórico, mas, os estudiosos modernos são céticos, uma vez que, nenhuma informação biográfica de confiança foi transmitida a partir da antigüidade clássica, e os próprios poemas manifestamente representam o culminar de muitos séculos de história contadas oralmente e um bem desenvolvido sistema já muitas vezes usado de composição poética. De acordo com Martin West, Homero não é o nome de um poeta histórico, mas, um nome fictício ou construído. Para o historiador e filósofo Richard Tarnas, Homero, independentemente da polêmica sobre sua existência histórica, foi uma personificação coletiva de toda a memória grega antiga.
Homero teria nascido em Esmirna, atual Turquia, ou em alguma ilha do mar Egeu e vivido no século VIII a.C., mas, a sua origem é tão controversa, que oito cidades disputam a honra de terem sido a terra natal do poeta.
A data da existência de Homero foi controversa na antigüidade e não o é menos hoje. Heródoto disse que Homero viveu 400 anos antes de seu próprio tempo, o que o colocaria em torno de 850 a.C., mas, outras fontes antigas deram datas muito mais próximas da suposta época da Guerra de Tróia. A data da Guerra de Tróia foi dada como 1194 a 1184 a.C., por Eratóstenes, que se esforçou para estabelecer uma cronologia científica dos eventos, e esta data tem obtido apoio por causa de pesquisas arqueológicas mais recentes.
Para a ciência moderna, a data de Homero se refere à data de concepção dos poemas tanto quanto à vida de um indivíduo. O consenso dos estudiosos é que a Ilíada e a Odisséia datam dos últimos anos do século IX a.C., ou a partir do século VIII a.C., a Ilíada sendo anterior à Odisséia, talvez, por algumas décadas, ou seja, um pouco mais cedo do que Hesíodo, e que a Ilíada é o trabalho mais antigo da literatura ocidental. Ao longo das últimas décadas, alguns estudiosos têm defendido uma data do século VII a.C. Aqueles que acreditam que os poemas homéricos se desenvolveram gradualmente durante um longo período de tempo, entretanto, geralmente, dão uma data posterior para os poemas. De acordo com Pausânias, os textos foram compilados na época do tirano ateniense Pisístrato; de acordo com Gregory Nagy, se tornaram textos fixos apenas no século VI a.C.
Alfred Heubeck afirma que a influência formativa dos trabalhos de Homero modelando e influenciando todo o desenvolvimento da cultura grega foi reconhecida por muitos dos próprios gregos, que o consideravam seu instrutor.
Além dessas duas grandes obras, mas, sem respaldo histórico ou literário, são a ele atribuídas as obras Margites, poema cômico a respeito de um herói trapalhão; a Batracomiomaquia, paródia burlesca da Ilíada que relata uma guerra fantástica entre ratos e rãs, e os Hinos Homéricos.
Já antes do início do pensamento filosófico, as riquíssimas obras de Homero (Ilíada e Odisséia) tendem a aproximar os deuses dos homens, em um movimento de racionalização do divino. Os deuses homéricos, que viviam no Monte Olimpo, possuíam uma série de características antropomórficas.
Seja como for, recentemente, as presovupações dos pesquisadores têm se voltado mais para as questões linguísticas. mesmo porque em antigüidade tão remota pouca certeza há, e conjecturas muitas. Como afirmou o poeta italiano Mario Rapisardi (25 de fevereiro de 1844, em Catania – 4 de janeiro de 1912, em Catania) a poesia viva, aquela que dá vida a tudo o que toca, é de todos os tempos e de todos os países, e por esta qualidade divina o poeta mais moderno de sempre é Homero.
Pensamenos Homéricos
Na verdade, poucos filhos são semelhantes ao pai; a maioria é inferior, poucos são melhores do que ele.
Os homens são como as ondas: quando uma geração floresce, a outra declina.
Leve se torna a tarefa, quando muitos dividem o trabalho.
Se for apoiada, a coragem nascerá até mesmo naqueles que são muito covardes.
Na juventude e na beleza a sabedoria é escassa.
Inconstante, como aura, é, por natureza, o pensamento dos jovens.
À sua estultícia o homem chama destino.
Como um fantástico dragão,
o destino é uma delusão.
Seja malfeito, seja bem-feito,
cada causa produzirá um efeito.Sem obverso nem reverso
– em todo o Unimultiverso –
não há imprevisibilidade,
casualidade ou eventualidade.Até que haja compreensão,
sempre haverá compensação,
para que todos os imperfeitos
se tornem, enfim, escorreitos.De cruz/crise em cruz/crise
– até rasgarmos a brise-bise –
enquanto formos abarbarados,
continuaremos.
Nem azeite nem vinagre,
nem mandinga nem milagre,
até o,
será cumprida a.
Peca igualmente quem apressa o hóspede que não quer partir, e quem o detém quando este já está partindo. O hóspede deve ser bem tratado se fica, e não deve ser impedido de partir se assim o deseja.
A flecha não fere os covardes.
Para mau pagador, más garantias. [Vociferar, amaldiçoar, blasfemar e reclamar das necessárias compensações educativas impedem um aprendizado efetivo.]
Um amigo sensato é um bem precioso.
Eu prefero estar sobre a Terra calado e trabalhando para um homem de poucas posses a ser senhor de todos os mortos inertes. [A devastação da Ucrânia e o assassinato dos ucranianos e a destruição da Faixa de Gaza e a matança dos gazenses farão do Senhor Putin e do Senhor Bibi senhores de mortos inertes.]
A Marca da Sabedoria é saber ler corretamente o presente e marchar de acordo com a ocasião. [
e
são leituras incorretas do sempre.]
Ninguém, com toda certeza, é capaz de assumir a liderança em todos os campos, pois, para um homem os deuses concederam as proezas da guerra, a outro, a dança, para um outro, a música e o canto, e, num outro, o todo poderoso Zeus colocou uma boa cabeça. [Por isto, é um erro grosseiro milenar, que tem ideologicamente se perpetuado, achar que somos todos iguais. Nós somos, sim, todos irmãos (Entrelaçamento Quântico Unimultiversal), porém, não somos iguais. Quem pode dizer que o Papa Francisco é igual ao Senhor Kim Jong-un, que o Senhor J. M. Bolsonaro é igual ao Senhor Presidente Lula ou que o mago negro Adolf Hitler foi igual ao Mestre Ascensionado Jesus? Nem quando reencarnamos somos iguais ao que já fomos, porque, se fôssemos iguais/iguazinhos, sem tirar nem pôr, estaríamos sentados no mesmo banquinho, vendo a banda passar!]
Os deuses fiaram a ruína dos homens, para que poemas fossem gerados à posteridade. [Esta sentença é simbólica. Ao pé da letra, ela é absurda.]
O tempo que uma pessoa passa rindo é o tempo que ela passa na companhia dos Deuses. [Mutatis mutandis, é como tenho dito: nossa saúde (física e mental) resulta do Triângulo Bons Pensamentos + Muita Água + Alegria.]
Embora ausente, Aquiles sempre esteve presente. [Filosófica e esotericamente, a ausência não existe.]
O mundo é seu. Pegue-o!
De todas as criaturas que respiram e se movem sobre a Terra, nenhuma delas é mais fraca do que o homem.
É honroso para um jovem morto e mutilado em batalha por uma lança de bronze. Em sua morte, tudo o que fez soa belo. [Será? Tenha a santa paciência, mas, penso que não. Para mim, por exemplo, não há nada de honroso nem de belo nos soldados que matam e morrem na Ucrânia e na Faixa de Gaza, enquanto os que mandam que eles matem e que morram estão a léguas de distância, quem sabe, tomando um bom vinho de Borgonha, da Toscana ou de Bordeaux ou degustando um whisky Johnnie Walker Blue Label, um whisky Royal Salute The Signature 21 Anos ou um whisky The Macallan Sherry Oak 12 Anos.]
Mas, dir-te-ei outra coisa, e tu guarda no teu espírito: não será por muito mais tempo que viverás, mas, já a morte de ti se aproxima, e o fado irresistível, pois, morrerás pelas mãos do irrepreensível Eácida, Aquiles.
É que se Aquiles combater isolado contra os Troianos, nem de forma exígua conseguirão reter o veloz Pelida. Antes, até já se acostumaram a tremer, só de o verem! Mas, agora que tem o coração em raiva terrível, por causa do amigo, receio que, além do que está destinado, ele arraste a muralha da Cidade.
Não há coisa mais excelente nem mais bela do que marido e mulher governarem a casa em perfeita concordância de intenções; os inimigos se roem de inveja, os amigos exultam de prazer e, mais que tudo, indizível é a satisfação que os esposos sentem!
É preferível uma vida de mortal, uma vida de humano, vivida no seu lugar, no lugar certo, do que uma vida de deus no lugar errado.
A experiência é a mestra dos parvos.
São assim os servos: se os patrões não mandam, não querem trabalhar.
Nada é mais doce do que a pátria e os pais, mesmo que sua terra seja afastada e sua casa a mais estranha.
O gênio se descobre na fortuna adversa; na prosperidade, se oculta.
Suportável é o trabalho, quando muitos compartilham do cansaço.
Pouco dói a flechada de um homem vil e covarde. [Não sei se isto é exatamente assim. Acho que não. Por exemplo, a sociedade brasileira está sofrendo os efeitos morais da tentativa de uma flechada de Estado (com punhal e tudo), perpetrada por uma caterva vil e covarde, e continuará a sofrer por muito tempo. Enquanto o julgamento, na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal, do ex-presidente Jair Bolsonaro, do general Walter Braga Netto e de mais seis conspiradores, por tentativa de flechar o Estado Democrático de Direito Brasileiro, não terminar, o nosso pesadelo será diário. Depois, serão os outros. De fato, o nosso pesadelo só terminará quando o julgamento de todos os réus terminar.]
Não há melhor picada do que a picada da necessidade.
Existe um tempo para muitas palavras, e também existe um tempo para dormir.
Donald Duck
As mulheres da Grécia contavam sua idade à partir de seu casamento, e não de seu nascimento.
A relação que existe entre um autor medíocre e a crítica medíocre é mais ou menos esta: não se fiam entre si.
A religião é a corrente de ouro que sujeita a Terra ao Eterno. [Não são as religiões fabricadas pelos homens que sujeitam a Terra ao Eterno, mas, sim, a própria Eternidade.]
Eu não menti! Eu apenas criei ficção com a minha boca!
Como os Portões do Hades me é odioso o homem que esconde uma coisa na mente, mas, diz outra.
Homens diferentes se comprazem com diferentes trabalhos.
Quem serve a muitos mestres, em breve, sofrerá.
Ele sabia dizer muitas coisas falsas, que eram como ditados verdadeiros. [Um desses ditados falsos e hipotáticos é: Quem dá aos pobres empresta a Deus.]
Um homem que passou por experiências amargas e viajou muito desfruta até mesmo de seus sofrimentos depois de um tempo.
E o destino? Ninguém vivo jamais escapou dele, nem o homem corajoso nem o covarde, e, por isso, eu lhe digo: o nosso destino nasce conosco no dia em que nascemos.
Os homens se cansam de dormir, de amar, de cantar e de dançar mais cedo do que da guerra. [E quanto mais velhos ficam, parece que isto vai se tornando cada vez pior! Vladimir Vladimirovitch Putin: 71 anos. Benjamin Netanyahu: 74 anos.]
A vida, em grande parte, é uma questão de expectativa.
Pedro pedreiro penseiro esperando o trem...
Esperando a festa, esperando a sorte...
Esperando a morte, esperando o Norte...
Esperando o dia de esperar ninguém...
Esperando, enfim, nada mais além...
Da esperança aflita, bendita,
infinita do apito de um trem...
[Chico Buarque.]
Palavras vazias sempre são más.
Essas Palavras Aí Em Cima Não Têm Nada de Vazias!
Estão Cheias de Malícia e de Ódio Antidemocráticos!
E eu só mastigo a preposição e o pronome: Por quê?
Algumas palavras você encontrará dentro de si mesmo; outras, Algum Poder [Superior] o inspirará a dizer. [Bendita Inspiração!]
Seja sempre o melhor, meu rapaz, o mais valente, e mantenha sua cabeça erguida acima dos outros.
Eu anseio, e sofro todos os meus dias, por viajar para casa e ver o amanhecer do meu retorno. [O nome disto é Saudade Metafísica.]
Há o calor do amor, a pulsação da saudade e o sussurro irresistível da amante – magias que fazem o homem mais são enlouquecer.
Um amigo de coração compreensivo não vale menos do que um irmão.
Nós, homens, [ainda] somos coisas miseráveis.
O homem é rápido em culpar os deuses. Ele costuma dizer que os deuses planejam sua miséria. Mas, ele mesmo – em sua depravação – planeja uma tristeza muito maior do que as tristezas que o destino lhe atribui.
Muitos reis podem arruinar um exército.
Não é sagrado, até mesmo para os deuses, o homem errante que vem cansado?
Ninguém me ama, ninguém me quer,
ninguém me chama de meu amor.
A vida passa, e eu sem ninguém,
e quem me abraça não me quer bem.Vim pela noite tão longa, de fracasso em fracasso,
e, hoje, descrente de tudo, me resta o cansaço,
cansaço da vida, cansaço de mim,
velhice chegando, e eu chegando ao fim.
[Antônio Maria e Fernando Lobo.]
Zeus não realiza todos os pensamentos [desejos + cobiças + paixões] da mente dos homens. [Nesta sentença, troque Zeus por Deus de nossos Corações.]
O miserável que treme no campo de batalha encontra a morte, e pior do que a morte, a vergonha eterna. [Parafraseando: O miserável que treme ao lutar o Bom Combate e desiste encontra a morte, e pior do que a morte, a vergonha eterna.]
E que, algum dia, dele possam dizer: ele se tornou muito melhor do que o seu pai. [Em algum texto que já publiquei, afirmei que o maior ato de amor que poderemos praticar é nos tornarmos pais conscientes, permitindo que uma personalidade-alma encarne para poder prosseguir sua peregrinação compreensivo/libertadora. Mas, igualmente, um generosíssimo ato de amor é nos esforçarmos para que nossos filhos se tornem melhores do que nós. Se não for assim, a paternidade e a maternidade serão inúteis e inócuas.]
Deuses, disfarçados de estranhos, de longe, em todas as formas, vagam por nossas cidades, marcando o pecado e a retidão dos homens. [Registros Akáshicos.]
Se, ao menos, a discórdia pudesse morrer da vida dos deuses e dos homens...
Nunca devem ser rejeitados os presentes dos Deuses Magníficos, que eles dão por sua própria vontade, e que nenhum homem poderia tê-los simplesmente por querer.
Não há vergonha em correr, em fugir do desastre, mesmo na escuridão total. É melhor fugir da morte do que sentir o seu aperto.
Até um tolo aprende alguma coisa quando lhe acontece.
Não me deixe morrer ingloriamente e sem luta, mas, me deixe, primeiro, fazer alguma grande coisa, que será contada entre os homens, depois.
Quão propensos à dúvida são os sábios! Quão cautelosos são os sábios!
A dificuldade não é tão grande em morrer por um amigo, mas, sim, em encontrar um amigo pelo qual valha a pena morrer.
Sono delicioso e profundo: a própria falsificação da morte.
O vinho leva o homem mais sábio a cantar a plenos pulmões, a rir como um tolo, a dançar… Ele até o faz contar histórias que seria melhor que nunca fossem contadas. [A indiscrição costuma cobrar um preço que, muitas vezes, não temos como pagar.]
A Jornada [a Peregrinação] é a Coisa. [Peregrinar é preciso; dormir não é preciso.]
Haverá matança, até que a conta seja paga!
Ninguém pode se apressar para ir para o Hades, antes do seu tempo, mas, se a hora de um homem chegou, seja ele corajoso ou covarde, não haverá escapatória para ele, uma vez que ele tenha nascido.
Nenhum ser humano (homem ou mulher) nascido, seja covarde, seja corajoso, poderá escapar do seu destino. [Simbolicamente, isto significa que, de acordo com a Lei da Causa e do Efeito, teremos de compensar todos os nossos defeitos, todos os nossos malfeitos e todos os nossos imperfeitos, até a última gota.]
A juventude é rápida e forte em sentimentos, mas, lenta e fraca em julgamentos.
Aquieta-te, meu Coração. Tu já conheceste pior do que isto.
Longe da visão, longe do coração.
Os imortais nunca são estranhos uns aos outros.
O vinho pode enganar. Pode fazer o sábio brincar e o sério sorrir.
Devemos dar um fim à nossa raiva. Não nos convém, implacavelmente, continuar a ter raiva.
Portanto, embora sejas um guerreiro forte e poderoso, aqui morrerás. [Repito: enquanto insistirmos em ser do mundo (vassalos das miragens e das ilusões do mundo) e viver, morreremos. Só se
e
, nós
.]
Gráfico Animado Simbólico
Os mares rugindo e muitas cadeias de montanhas escuras estão entre nós [e a LLux Æterna.]
Até mesmo as tristezas são uma alegria muito tempo depois para alguém que se lembra de tudo o que fez e de tudo o que suportou. [Quando as tristezas são compreendidas, se tornam uma Alegria. Tudo é Bom!]
Você veio até mim, meu querido Coração, com todas essas instruções, e eu prometo que farei tudo exatamente como você pede.
Áries, em seus muitos ataques, não conhece favoritos.
Vem. Guarda a tua espada na bainha, e vamos nós dois para a minha cama, para que, deitados juntos na cama do amor, possamos, então, ter fé e confiança um no outro.
Assim como é a geração das folhas, assim é a geração da Humanidade. O vento espalha as folhas no chão, mas, a madeira viva brota com folhas novamente, na estação da primavera, que retorna. Assim, uma geração de homens morrerá, enquanto outra crescerá.
7 x 7 x 7 = 343
Cada Ronda tem 7 Raças-raízes;
cada Raça-raiz tem 7 Sub-raças.
(Animação Simbólica)
Os homens que andam na Terra não podem [ainda] se comparar aos Imortais.
Os Deuses vivem livres de tristezas.
Agüente firme, velho Coração! Você já suportou coisas muito piores!
Um médico vale mais do que vários homens juntos.
Se um homem obedece aos Deuses, Eles também o escutam.
Que a paz e a riqueza coroem a Terra. [Mais do que riqueza, pelo menos, Amor, Bem, Beleza, LLuz, Misericórdia e Solidariedade.]
Não pode haver alianças entre homens e leões. Lobos e cordeiros nunca poderão ter a mesma opinião.
Os mortais insignificantes são como folhas, que, agora, florescem, se aquecem com vida e se alimentam do que o chão dá, mas, depois, novamente, murcharão e estarão mortos.
Lança contra lança, escudo contra escudo, capacete contra capacete, homem contra homem.
E assim vivemos...
E assim sofremos...
E assim choramos...
E assim destruímos...
E assim matamos...
E assim morremos...
E assim demonizamos...
No erro, a vingança rápida espera.
Um hóspede se lembrará todos os dias do homem hospitaleiro que lhe mostrou bondade.
Seja um orador de palavras e um fazedor de ações.
O ferro tem poderes para levar o homem à ruína.
Fazer o bem envergonha quem faz o mal.
Muito descanso se torna uma dor.
Entre os homens, a vitória passa de um lado para o outro.
A vida e a morte se equilibram como se estivessem no fio de uma navalha.
Em seus lábios, palavras bem-vindas; em seus corações, assassinato.
Os Deuses não dão tudo aos mortais ao mesmo tempo.
O homem vil lidera o vil! Como sempre, Deus une os semelhantes!
Uma vez que uma coisa foi feita, o tolo a vê.
Doce esquecimento. O sono dissolve tudo, o bom e o mau, uma vez que sela nossos olhos.
Aquele que muito sofreu muito saberá.
A lembrança agradável constrói o deleite sobre a tristeza.
Enquanto o mal prevalecer, o bem sofrerá.
É errado, meu amigo, mandar qualquer estranho embora, mesmo um que chegue em pior estado do que você. Todo estranho e mendigo vem de Zeus, e qualquer migalha que eles receberem de gente como nós, eles acharão bem-vinda.
Muitos insistem em culpar os Deuses, pelo que, afinal, nada mais é do que suas próprias loucuras.
Ele não lhe dirá mentiras, pois, é uma pessoa digna.
A prova das batalhas é a ação; a prova das palavras é o debate.
Uma dificuldade poderá envelhecer uma pessoa da noite para o dia.
O sono é o irmão da morte.
Se você é um homem que come as colheitas da Terra, um mortal nascido para a morte, cedo você encontrará seu dia de morrer!
Os Deuses Abençoados não têm amor pelo crime. Eles honram a justiça e os atos decentes dos homens.
A imprudência de seus próprios caminhos destruiu todos eles.
Quando um homem estiver exausto, o vinho lhe dará força.
A Vontade de Zeus foi cumprida.
Os Deuses sabem todas as coisas.
Apenas aceite em paz os presentes que os deuses lhes enviam. [E não há maior presente, digamos assim, do que uma Intuição ou uma Inspiração Illuminantes. Mas, para recebermos estes presentes, precisaremos nos esforçar e merecer.]
A própria espada incita atos de violência. [Um exemplo disto é o do Senhor Putin. Se a Rússia não tivesse o mais vasto arsenal de mísseis do mundo, com capacidade para chegar à Europa e aos EUA, Putin não ameaçaria sistematicamente o Ocidente com um holocausto nuclear.]
Qualquer momento pode ser o último. Tudo é mais bonito porque estamos condenados. [Condenados a quê? Condenados a ascensionar, a evoluir, a nos reintegrar e a nos tornar Deuses Conscientes.]
Uma pequena rocha detém uma grande onda.
Se permaneceres incauto, a morte é certa.
Sabedoria para resolver e paciência para fazer.
Meu nome é Ninguém.
Eu sou todo compaixão.
Música de fundo:
Ulysses (Main Title)
Compositor: Alessandro CicogniniFonte:
https://www.youtube.com/watch?v=LHCTiB73k-8&list=RDLHCTiB73k-8&start_radio=1
Páginas da Internet consultadas:
https://www.istockphoto.com/br/fotos/palavra-cruzada
https://www.saberatualizado.com.br/2018/02/re
velado-o-segredo-dos-portoes-do-mundo.htmlhttps://citacoes.in/autores/homero/?page=8
https://citacoes.in/autores/homero/?page=6
https://citacoes.in/autores/homero/?page=5
https://citacoes.in/autores/homero/?page=4
https://citacoes.in/autores/homero/?page=3
http://paxprofundis.net.br/livros/emiled/emiled.htm
http://arvutiexpert.ee/15108910/Cl-ssico-Foto-de-Stock-Imagem-de.htm
https://citacoes.in/autores/homero/?page=2
https://citacoes.in/autores/homero/
https://www.frasesfamosas.com.br/frases-de/homero/
https://tenor.com/pt-BR/search/sleep-gifs
https://amenteemaravilhosa.com.br/7-incriveis-frases-de-homero/
https://abong.org.br/2022/03/31/ditadura-nunca-mais/
https://www.citador.pt/frases/citacoes/a/homero
https://www.pensador.com/autor/homero/2/
https://www.pensador.com/autor/homero/biografia/
https://www.pensador.com/autor/homero/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Homero
Direitos autorais:
As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.