A ARCA DE NOÉ

 

 

 

 

 

Manly Palmer Hall

Manly Palmer Hall
(Para aprendermos a viver, a estudar e a crescer
e o crescimento é a medida da vida
nossa mente deverá aprender a pensar,
nosso Coração a sentir e nossas mãos a trabalhar.
)

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

Introdução

 

 

 

Este estudo se baseia no artigo Noé e sua Admirável Arca, de autoria de Manly Palmer Hall.

 

 

 

Breve Biografia

 

 

 

Manly Palmer Hall (Peterborough, Ontario, 18 de março de 1901 – 29 de agosto de 1990, Los Angeles, California) foi um místico e autor canadense de mais de cem livros, dentre eles The Secret Teachings of All Ages: An Encyclopedic Outline of Masonic, Hermetic, Qabbalistic and Rosicrucian Symbolical Philosophy, que ele publicou aos 25 anos de idade.

 

Em 1934, Hall fundou a Philosophical Research Society, em Los Angeles, EUA, dedicada ao ideal de buscar soluções para os problemas humanos.

 

Uma biografia mais detalhada está disponível em:

http://www.christianrosenkreuz.org/mph_biografia.htm

 

 

 

NOÉ E SUA ADMIRÁVEL ARCA

 

Todas as passagens da Bíblia têm muitas interpretações, pois, ela foi escrita como a chave de todas as coisas e não meramente como explanação de um único Mistério. Por exemplo, quando estudamos a parte que fala da história de Noé e da Sua Arca, estamos lidando com uma alegoria duodécupla. Muitos mistérios da Bíblia não foram ainda compreendidos pelos mais adiantados estudantes, e não o serão totalmente até que a mente humana atinja proporções cósmicas.

 

 

Alegoria Duodécupla

 

 

A Bíblia é um livro secreto e continuará secreto até que o próprio homem, pela purificação de seus corpos e o equilíbrio de sua mente, tenha fornecido à espada de seu espírito o poder de cortar o Nó Górdio e, para isso, o Irmão Leigo precisa despender anos e talvez vidas tentando desatá-Lo.

 

 

Alexandre, o Grande, Cortando o Nó Górdio
(Pintura do Século XIX)

 

 

A verdadeira obra oculta não é secreta, pois, ninguém está proibido de estudar e de dominar as Leis da Natureza, mas, até termos nos preparado pelo serviço e pelo altruísmo, seremos incapazes de compreender a grandeza, a pureza e a justiça do Plano Universal.

A Bíblia é um livro secreto pela mesma razão que o estudante nada pode ver além do mundo físico ou nos livros sagrados até que tenha desenvolvido olhos internos para ver e apreciar as realidades ocultas. Robert Green Ingersoll (Condado de Yates, 11 de agosto de 1833 Dobbs Ferry, 21 de julho de 1899) foi perfeitamente correto quando disse um Deus [interior] honrado é a mais nobre Obra do homem, pois, enquanto Deus for imutável segundo o conceito que d'Ele fazemos, Ele será para nós limitado pelos nossos próprios ideais, e os mistérios em Seus livros sagrados estarão velados aos olhos daquele que só vê com a visão física.

Retornemos ao livro do Gênesis, que contém a história da Arca e o Dilúvio, e leiamos os capítulos sexto, sétimo, oitavo e nono. Alguns pontos ficarão mais claros se o estudante ler esses capítulos antes de continuar a leitura deste artigo.

Primeiro, consideremos o Dilúvio. Em todas as religiões do mundo encontramos referência a ele e todas concordam com a época aproximada em que ele ocorreu. O estudante de religiões comparadas certamente irá se lembrar da grande inundação que submergiu o que restava do continente Atlante, cerca de nove mil anos antes de Cristo. Todas as inundações anteriores cobriram apenas uma parte da Terra, e o pesquisador é forçado a procurar em outro lugar pela Grande Inundação ou Olvido de que se fala na Bíblia. Encontramos que a antiga palavra usada para inundação não significa necessariamente água, mas, sim, olvido ou esquecimento.

Uma das grandes Leis da Natureza é a Lei da Periodicidade, em outras palavras, a Lei de Ação e Repouso.

 

 

 

 

Sabemos ser necessário ao homem dormir todas as noites para se refazer de seus grandes gastos de energia durante o dia. Sabemos que cada doação tem que ser balanceada por um recebimento. É o mesmo com o Uni[multi]verso como é com o homem. Chega a ocasião em que o mundo precisa descansar, após cada grande dia de manifestação. A isso se chama Noite dos Deuses. Nessa oportunidade, todos os planetas e sóis retornam ao Todo Universal [que nunca teve princípio nem terá fim].

 

 

(Simbolicamente)

 

Podemos observar esse processo acontecendo nas grandes nebulosas no céu. É então que Deus, o Criador, cessa de se manifestar por um período de tempo, antes de tornar a enviar globos nos quais deve se processar o desenvolvimento do homem. É quando Noé, representando o Deus de nosso Sistema Solar, e seus três filhos, representam a tríplice trindade, o Pai, o Filho e o Espírito Santo, flutuam sobre o Olvido, carregando, com eles, todos os embriões de todas as coisas criadas que foram recolhidas para o seio do Ilimitado.

Quando os mundos voltam a ser manifestos novamente, estes seres são encaminhados para os globos com cujas vibrações estejam afinados. [É exatamente neste sentido que tenho afirmado que aquelas personalidades-alma que, vibratoriamente, não puderem acompanhar esta Onda Evolutiva Terrena serão temporariamente afastadas do Sistema Solar para um outro sistema. Dentre estas, há as não-entidades absolutas, denominação dada pelo Mestre Kut Hu Mi, cujo destino será inteiramente outro: serão remodeladas.] O processo é o mesmo que é usado para o Eu, que contém em si todos os Átomos-sementes dos corpos inferiores. O Eu é a Substância Espiritual que reveste a Arca; os três filhos de Noé são os Átomos-sementes dos corpos inferiores e as esposas são os pólos negativos desses Átomos. Noé é a mente. A Arca com os Átomos-sementes flutuam na matéria mental, antes da descida novamente dos Átomos na matéria, por meio da Lei do Renascimento. Nas histórias maçônicas, está mencionado um cabo-reboque que liga a Arca com a Terra. Isto o estudante conhece como sendo o Cordão Prateado, que liga o Espírito ao corpo.

Sabemos que o Espírito é eterno, não pode morrer. Os animais que são guiados para dentro da Arca representam a vida de todos os Reinos que foi retirada para dentro de Deus, e lá permanece até que planos de consciência sejam desenvolvidos, para que a vida neles se manifeste.

Então, a história da Arca é a história do Eu, construindo os corpos que, quando completados, vão dar a Ele consciência em todos os Planos da Natureza. Os três filhos de Noé, como já foi dito, são os três corpos inferiores. Para que o homem funcione em qualquer Plano da Natureza, ele precisa ter um corpo sintonizado com o Plano no qual se manifesta. A perda de consciência significa que o veículo que sintoniza o Espírito com aquele Plano foi retirado. Desde que os três corpos inferiores tenham sido construídos, o Eu sempre tem um veículo de expressão e nunca perde consciência em nenhum plano da Natureza.

Os animais da Arca representam, assim, os vários poderes do homem, que são levados com ele, vida após vida, na arca viva do próprio ser. A única janela na Arca representa o Olho Espiritual, através do qual o homem superior contempla os corpos abaixo dele.

Quando o mundo (os corpos ) novamente entra no ser, a Arca vai repousar no topo do Monte Ararate. Isto é a cabeça do homem ou o lugar alto no corpo. Lá, no seio frontal, o Eu se assenta e as forças Dele, descendo outra vez, habitam o corpo.

 

 

Monte Ararate
(Visto de Khor Virap, Armênia)

 

 

Quando a pomba, o mensageiro, traz o raminho de acácia de volta para o Homem Superior, então, Ele sabe que os corpos inferiores retornariam à vida, e que será possível descer da Arca e com Eles trabalhar. Isto mostra que os altos ideais e as forças animais transmutadas podem novamente ir a todos os lugares da Terra e prosseguir com seu trabalho.

A primeira coisa que Noé fez quando saiu da Arca foi construir um altar para o Senhor e, sobre esse altar ele construiu uma fogueira e fez sacrifícios a Deus. Cada um de nós, que seguir seus passos, terá de fazer o mesmo. O altar que ele construiu para Deus foi seu próprio corpo purificado e, diante Dele, ele e todos os seus filhos fizeram reverência. O fogo sobre o altar foi o Fogo Espiritual Interno, aceso por Noé por meio de seus atos e de seus pensamentos. O sacrifício por ele feito sobre o altar foi o das paixões e emoções inferiores de sua vida.

Então, o arco-íris apareceu no céu e a promessa foi feita pelo Todo-poderoso a Noé que, por todo o tempo que o arco lá permanecesse, jamais haveria outra inundação. Esta é uma alegoria admirável, especialmente quando nos lembramos que o arco-íris é feito das três cores primárias: o azul do Espírito, o amarelo da mente e o vermelho do corpo. Estas são as cores da Tríplice Trindade do homem: o Pai, o Filho e o Espírito Santo.

 

 

(Simbolicamente)

 

 

Assim que estes Três Princípios estejam equilibrados no homem, formando em suas combinações todas as demais cores, nunca mais haverá outro Olvido. Enquanto o coração, a mente e o corpo estiverem unidos, tudo irá bem. Mas, se apenas uma dessas cores desaparecer, a escuridão envolverá o Eu, em cujo templo foi cometido o erro. O tríplice caminho que leva a Deus é, entretanto, apenas um. Se nós amamos com todo nosso ser, e permitimos que a nossa mente e o nosso corpo sigam sem uso, estamos tirando o nosso arco-íris do céu. Se sabemos todas as coisas e não temos amor, nada conquistamos. Se temos conhecimento e amor, mas nos descuidamos das ações de nossas mãos e de nossos corpos no trabalho diário, nada conquistamos.

Neste arco-íris, vemos o Tríplice Cordão Prateado que, quando se parte, o corpo está morto. A morte é o resultado da cristalização, quando o corpo se torna por demais pesado para ser carregado pelo Espírito. Então, ele é descartado, e um outro é adquirido. É o mesmo com os pensamentos e as emoções. Eles podem ser elevados e etéreos, embora sempre práticos. Se eles não o são, o arco-íris se quebra e o olvido, provocado pela discórdia e pelas incertezas, envolve o Eu, e torna o caminho da vida muito mais difícil do que deveria ser.

A Lei da Analogia é a chave que abre muitos segredos. Nos mundos e nos indivíduos, a Natureza age da mesma maneira. Assim como é com os menores, assim é com os maiores. Se desejarmos ser aqueles que se elevam acima das inundações do olvido e desejarmos flutuar sobre o caos na Arca de nossas próprias [personalidades-]alma, será necessário construirmos esta arca como a Natureza constrói a grande Arca Cósmica, isto é, pela elevação da consciência e o aperfeiçoamento dos sempre mais elevados veículos de expressão. Isto é feito se vivermos, diariamente, uma vida de serviço, de reflexão e de amor, cada um destes na mesma medida e, sempre, com o único ideal de manter aceso o Fogo do Altar de Deus.

 

 

O Fogo no Altar do Deus de Nossos Corações
(Simbolicamente)

 

 

Se, como disse Robert Green Ingersoll,
e é mesmo a mais pura e cristalina verdade,
um Deus [interior] honrado é a mais nobre Obra do homem,
eu pergunto: haverá desonra ignóbil e desobra maiores do que,
todos os dias, fabricar e alimentar um demônio corrupto,
e envergonhar os Verdadeiros Deuses e toda a Humanidade?
Talvez, a de fabricar e alimentar um demônio corruptor?
Ou um demônio retrogressivo e medievalista?
Um demônio anticientificista, antivacinista e antitudo?

 

 

 


H
averá desonra ignóbil e desobra maiores do que,
todos os dias, fabricar e alimentar

um demônio mentiroso e embromador?
Um demônio desirmão e outrofóbico?
Um demônio intolerante e preconceituoso?
Um demônio antidemocrático?
Um demônio anti-republicano?
Um demônio antiveridicidade?
Um demônio antiprobidade?
Um demônio antidignidade?
Um demônio da injustificabilidade?
Um demônio castrador do Progresso?
Um demônio castrador da Liberdade?
Um demônio castrador da Paz e da Beleza?

Um demônio castrador do Bem e do Amor?
Um demônio castrador da Luz e da Compreensão?
Um demônio castrador da solidariedade?
Um demônio castrador das reais possibilidades?
Um demônio castrador das autênticas esperanças?
Um demônio castrador dos lídimos ideais?
Um demônio castrador da unimultifraternidade?
Um demônio
fabricador de ?
Um demônio divulgador de news?
Um demônio promesseiro de milagres inexeqüíveis?
Um demônio promitente de curas impossíveis?
Um demônio prometedor–›descumpridor de tudo?
Um demônio que vive tomando-lá-dando-cá?
Um demônio que vive tomando-cá-dando-lá?
Um demônio que vive dando-cá-tomando-lá?
Um demônio que vive dando-lá-tomando-cá?
Um demônio que só leva vantagem,
às custas da dor e da desgraça alheia?
Um demônio terrorista contumaz?
Um demônio arruinador e vandalizador?
Um demônio devasso e despudorado?
Um demônio pedofilizador de ímpuberes?
Um demônio estuprador de mulheres?
Um demônio poluidor/destruidor do meio ambiente?
Um demônio massacrador de animais?
Um demônio idealizador da escravização?
Um demônio construtor de mais-valia?
Um demônio edificador de mais-trabalho?
Um demônio desfrutador do orçamento secreto?
Um demônio sacana amparado pelo foro privilegiado?
Um demônio que se locupleta de informações de cocheira?
Um demônio nepote acólito de um cruel e poderoso?
Um demônio destruidor e genocida?
Um demônio fazedor de órfãos e de viúvas?
Um demônio, enfim,
não-entidade absoluta?

 

 

Adolf Hitler e Vladimir Vladimirovitch Putin
(Dois
demônios destruidores, genocidas e fazedores de órfãos e de viúvas)

 

 

 

Jorge Videla e Augusto Pinochet
(Mais dois
demônios destruidores, genocidas e fazedores de órfãos e de viúvas)

 

 

 

Idi Amin Dada e Slobodan Miloševic
(Outros dois
demônios destruidores, genocidas e fazedores de órfãos e de viúvas)

 

 

 

Otto Adolf Eichmann e Josef Mengele
(Por último, mais dois
demônios destruidores, genocidas e fazedores de órfãos e de viúvas)

 

 

 

 

 

 

Música de fundo:

A Time For Us
Compositor: Nino Rota

Fonte:

http://www.midi-karaoke.info/20cc1671.html

 

Páginas da Internet consultadas:

https://br.pinterest.com/pin/501799583475507921/

https://myheartwillgoonandsoonandsoon.blogspot.com/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ararate

https://www.negopneus.com.br/

https://pt.vecteezy.com/

https://br.pinterest.com/pin/852235929459661451/

https://gifer.com/en/EPg9

https://tenor.com/

https://gifer.com/en/JFyY

https://www.behance.net/search

https://pt.wikipedia.org/wiki/N%C3%B3_g%C3%B3rdio

http://www.christianrosenkreuz.org/arcadenoe.htm

 

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.